Figueiró dos Vinhos
Figueiró dos Vinhos é um município com 6 169 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias: Aguda, Arega, Bairradas, Campelo e Figueiró dos Viinhos.
Sendo um concelho com oitocentos anos de História, revela uma enorme variedade de paisagens, com cambiantes assinaláveis ao longo dos 365 dias do ano e através das 24 horas do dia. Do verde da Serra ao azul da Ribeira de Alge e do Rio Zêzere é possível contemplar os impressionantes monumentos com que a Natureza e a História contemplaram o espaço figueiroense e desfrutar do ar puro e de uma luz única que encantou o Mestre José Malhoa. Detentor de um património natural, cultural, construído e etnográfico de grande riqueza, que concilia com uma gastronomia tradicional de grande variedade, Figueiró dos Vinhos, designado por Malhoa como «Sintra do Norte», elevado a «Estância de Turismo», na década de 30 do século XX e declarado «Vila Florida da Europa» em 1998.
A nível turisticos pode se visitar a Praia Fluvial das Fragas de S. Simão, tal como a Aldeia de Aviz em termos de praias. Enquanto que a nivel de monumentos e locais dentro da vila são Igreja de São João Baptista, Torre da Cadeia, Convento de Nossa Senhora do Carmo, O Casulo - Casa de Malhoa, Cruz de ferro, futuramente o museu dedicado ao pintor Malhoa, Aldeias de Xisto - Casal de S. Simão, O Jardim municipal influenciado pelo jardim francês,também conhecido por jardim clássico, Fabrica do Pão de Ló. Das festas anuais, destacam-se as Festas do Concelho, em honra de S. João Batista, o Santo Padroeiro, que decorrem em torno do dia 24 de Junho, fazendo parte do conjunto das festividades a realização de espectáculos musicais, manifestações culturais, desportivas e de cariz popular. Nos dias 26, 27 e 28 de Julho, realiza-se a Feira de S. Pantaleão, feira anual que se estende pela Vila num diversificado e popular conjunto de feirantes e tendeiros que mantêm viva a tradição de há longos anos. Do calendário anual fazem também parte integrante os festejos carnavalescos e a Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos, na qual participam doceiros de todo o país que se juntam no Convento do Carmo no final do Mês de Outubro. Um pouco por todo concelho, são frequentes as festas populares com que os lugares honram o seu santo de devoção, durante todo o ano, principalmente durante os meses de Verão. Figueiró dos Vinhos orgulha-se de ter grande tradição na doçaria conventual. Os doces ricos em ovos e amêndoa, como as castanhas doces, pingos de tocha e queijinhos do céu, nunca esquecidos, biscoitos de manteiga, broinhas de casamento complementam a fama do Pão-de-Ló de características muito próprias, doçaria que conserva ainda hoje as receitas originais deixadas pelas freiras que permaneceram neste concelho até ao século XIX.
Vila Figueiró dos Vinhos
Jardim Municipal
Fragas de S. Simão
Casal de S. Simão - Aldeia de Xisto